Nutrição/Dieta: O poder da Berinjela na Dieta!!

28 maio 2014

Olá amores, faz tempo que queria fazer um post sobre a berinjela! A berinjela é considerada um fruto de uma planta originária da Índia e cultivada na África. Provavelmente foi introduzida na Europa pelos Arabes e, posteriormente, veio para as Américas. É uma hortaliça anual, sendo que a época de seu plantio é de setembro a fevereiro e, em regiões de clima quente, é cultivada ao longo do ano. É considerada sensível ao frio, à geada e ao excesso de chuva na floração.
Na Rota do Bem Estar by Francini Soares
Esta delicia  é composta por diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde. Seguem alguns nutrientes especiais encontrados em sua composição, bem como algumas das suas funções.

Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes;
Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução;
Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo proteico e de hidratos de carbono.
Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular;
Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras;
Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e hidratos de carbono;
 Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.
Na Rota do Bem Estar by Francini Soares
Uma dieta ideal prevê a ingestão de 25 a 30 g de fibras diariamente. "E a berinjela é ótima nesse sentido, pois possui altíssimo teor: uma unidade de 150 g tem cerca de 4,35 g só de fibras - sem contar os outros benefícios".Confira todas as vantagens dos dois tipos de fibra que fazem parte do alimento:

Fibras insolúveis
Presentes principalmente na berinjela crua, "elas demoram mais para serem eliminadas do estômago, o que adia a sensação de fome". Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias.

Fibras solúveisSão o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. "A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la," afirma a nutricionista Daniella Barbosa. 

Os benefícios do alimento na dieta



1. Tira a gordura do corpo
É que a berinjela tem uma substância chamada saponina, que age como um detergente: quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.

2. Combate a celulite
O fruto tem substâncias anti-inflamatórias que trabalham para reduzir a celulite, já que os furinhos nada mais são do que uma inflamação nas células, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.

3. Previne doençasPor ser cheia de compostos fenoicos – substâncias antioxidantes –, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células. Dessa maneira, protege o organismo de doenças como o cancro.

4. Faz o intestino melhorarAs muitas fibras do fruto agem como um laxante natural, regulando o intestino e melhorando a digestão. Assim, o corpo todo fica mais saudável e a barriga a diminui.

A água de berinjela

Na Rota do Bem Estar by Francini Soares
Receita milagrosa

Corte meia berinjela em cubos. Então, deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite. As fibras insolúveis se soltarão e tornarão o líquido poderoso! Logo na manhã seguinte, tome a bebida em jejum. E sem coar! "Para variar a receita, bata meia berinjela com meia laranja e beba o suco durante o dia, à vontade".

I love it...
Beijo amores
Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.